Saiba tudo de Impostos Progressivos

Oi, pessoal. 

Hoje eu resolvi falar sobre Impostos Progressivos. Afinal, quais são os únicos impostos que realmente são progressivos? Vamos descobrir aqui embaixo!  

  • IR: 
    O Imposto de Renda é um imposto federal brasileiro que as pessoas físicas com renda acima de uma quantia determinada devem pagar, sendo assim, uma parte da renda do contribuinte é entregue ao governo federal. 
     
  • IPTU: 
    finalidade principal do IPTU é a arrecadação de recursos financeiros aos municípios, tendo vista em que não é um imposto vinculado a alguma finalidade
     
  • ITR:  
    O Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITRé um tributo federal que se cobra anualmente das propriedades rurais. 

 
A progressividade é uma agressão a propriedade. Na progressividade resumidamente eu tiro mais tributo da pessoa que tem mais propriedade, e esse direito está consagrado na Constituição Federal, e somente a CF/88 poderia prever alíquotas progressivas. E de fato ela faz isso em apenas 3 casos.  
 
Então não vai esquecer, se te perguntarem quais os impostos progressivos segundo a CF/88 você já sabe que são esses 3: IR; IPTU; ITR.  

 
Mas cuidado: mesmo sem previsão na CF, o STF admite progressividade também no ITCMD, tributo estadual que incide sobre recebimento de herança ou de doações de qualquer natureza. 
 

Assim ficou fácil de lembrar né? Então siga agora mesmo o Instagram do Professor Mazza e não perca mais nenhuma dica como essa!
  
Até a próxima.  



Postagens Recentes

Entre pra Lista VIP do Mazza
e receba conteúdos valiosos em seu email gratuitamente

Inscrito na lista você recebe conteúdo gratuito no seu e-mail e fica sabendo de todos os eventos e ofertas da Escola do Mazza. Pode ficar tranquilo que não compartilhamos nem vendemos seus dados para ninguém.

Fechar Menu
Close Panel